Conheça Torres!

Praia da guarita

A Praia da Guarita fica localizada dentro do Parque Estadual da Guarita – José Lutzenberger, criado em 1971 através do empenho de ambientalistas locais buscando proteger este cenário geológico de grande valor ambiental e paisagístico, é uma Área Especial de Interesse Turístico. É constituído essencialmente por ecossistema costeiro, porém na sua implantação foram criadas áreas reproduzindo outros ecossistemas da região. Possui cerca de 350 hectares. O local é referência no lazer ambiental e recebe anualmente aproximadamente 30.000 visitantes. Suas águas são as mais propensas para surf e esportes náuticos em geral na cidade. Este cenário já foi paisagem para diversas as propagandas publicitárias e eventos como Madeirite, Abertura da Temporada de Verão, shows como Carlinhos Brown, Fafá de Belém e Orquestras de Porto Alegre – OSPA, Unisinos e Ulbra.

Barra dos molhes

Um dos lugares com visual deslumbrante da Mais Bela Torres, a barra dos Molhes foi desenvolvida entre os anos de 1967 e 1973. Tinha como objetivo tornar mais seguras a “entrada” e a “saída” de barcos pesqueiros (sobretudo) e eventuais embarcações de passeio. Como a Barra do Mampituba era extremamente móvel, transpô-la era tarefa de difícil realização. Autoridades locais de Torres e de São João do Sul, (pois Passo de Torres não existia ainda como município), aliadas a influentes veranistas de nossa cidade conseguiram seduzir as autoridades competentes – à época nosso conterrâneo Mário Andreazza era o Ministro dos Transportes – e depois de cuidadoso estudo técnico à cargo do Eng. Cícero Vassão, conseguiu-se financiamento via BRDE. Hoje a navegação é facilitada com a presença do farol na extremidade da barra dos molhes.

Morro do farol

Também chamada de Torre Norte, o Morro do Farol é um local de intensa visitação devido a sua beleza natural e perspectiva visual. Entre os três morros à beira-mar, é o único que tem acesso de carro, sendo o local preferido de moradores e turistas para observar a imensidão do mar. Dele é possível avistar todas as praias, as torres, a lagoa do violão, a serra, as dunas do Parque da Itapeva e a Reserva Ecológica Ilha dos Lobos. É também um local propício para vôos de paraglider e parapente. O Morro do Farol também é um observatório perfeito das baleias francas. No período de agosto a novembro é comum as baleias francas passarem pelo Rio Grande do Sul. São baleias que procuram águas mais quentes para procriar e ter filhotes. Em 1777, abrigou um cemitério indígena e o Forte de São Diogo e em 1911 foi construído o primeiro farol.

Lagoa do violão

Localizada no centro da cidade, tem esse nome por seu formato original assemelhar-se com um violão. Tem cerca de 2km quadrados de extensão, possui uma passarela e a avenida do seu entorno é toda pavimentada e iluminada. Em suas águas é possível observar peixes, tartarugas e aves aquáticas, além de desfrutar de esportes aquáticos, como stand up paddle e pedalinhos. O seu nome é justificado também pela sua lenda. É de conhecimento popular que um navio naufragou enquanto passava muito próximo a Ilha dos Lobos. Deste naufrágio sobreviveu um jovem tripulante que conseguiu chegar a costa flutuando com o auxílio de seu violão. Este jovem foi resgatado pela filha do chefe da tribo, o rapaz tocava violão para a tribo encantando a todos com sua habilidade musical e encantando principalmente a filha do chefe que se apaixonou por ele em pouco tempo. Porém conforme costumes da tribo ele foi sacrificado para ser feito uma pasta com seu corpo, que seria consumida em um ritual, todos acreditavam que iriam após este ritual conseguir seus dons. A moça triste e apaixonada chorou por dias abraçada ao vilão de seu amado e de suas lágrimas de paixão e sofrimento começou a surgir a Lagoa com o formato de um violão.

Ilha dos Lobos

Com formação de origem vulcânica, a Ilha dos Lobos é a única ilha marítima do litoral gaúcho. Localizada em frente às praias de Torres, é um refúgio de lobos e leões marinhos, que utilizam o lugar como descanso em suas rotas migratórias, bem como aves de várias espécies, inclusive oceânicas, além de tartarugas, peixes, algas, corais e mariscos. A pesca e o desembarque na ilha são proibidos, no entanto a Instituição responsável não descarta uma possibilidade futura de desenvolvimento de turismo ecológico no local. Para tanto vem trabalhando na elaboração do Plano de Manejo que irá normatizar as possíveis atividades de turismo e lazer. Enquanto isso, a aproximação da ilha não pode exceder a uma distância de 500 metros. Ainda assim, as embarcações que respeitam o limite estabelecido conseguem apreciar as belezas da ilha e da fauna marinha que vive nela.

Baleias

No período de agosto a novembro é comum as baleias francas passarem pelo Rio Grande do Sul. São baleias que procuram águas mais quentes para procriar e ter filhotes. Os animais desta espécie não andam em grupo como os outros. As baleias-francas estão sempre sozinhas ou acompanhadas dos filhotes. E também não se alimentam no tempo que ficam em águas brasileiras, apenas amamentam os filhotes. Geralmente pares de mãe e filhote são avistados, nadando em paralelo à costa, e muitas vezes expondo a enorme nadadeira peitoral ou a cauda, ou dando impressionantes saltos fora d´água – tudo isso perto da praia. Na nossa costa, o Morro do Farol é um observatório perfeito.

Rio Mampituba

O Rio Mampituba faz divisa entre os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Possui sua nascente nos campos de cima da serra, mais precisamente em São Francisco de Paula e desaguá no Oceano Atlântico. É um rio que através de seus meandros pode ser apreciado nos passeios de barco, caiaque, stand up padlle e jet ski, permitindo a visualização dos municípios de Torres/ RS e Passo de Torres/SC, dos manguezais, da vegetação nativa e dos pássaros. A foz do rio Mampituba foi protegida do assoreamento pelos molhes, o que facilita a saída dos barcos pesqueiros. O nome Rio Mampituba vem do Tupi-Guarani que quer dizer “Rio de Muitas Curvas”, ou “Pai do Frio”.

Esportes

UMA DIVERSIDADE DE SURPRESAS NO MAR, NO AR, NA TERRA E NA AREIA AGUARDAM OS VISITANTES DA CIDADE.

SURFE
CICLISMO
GOLFE
STAND UP PADDLE
FUTEVÔLEI
PARAGLIDER
PESCA ESPORTIVA
BEACH TENNIS

Parque da

Conheça mais em
https://torres.rs.gov.br/vivatorres/

Endereço

Horários